Tetra brasileiro do Fluminense completa 13 anos: relembre números e momentos marcantes

Atualizado: 08/11/2025, 15:34
Atacante Fred comemora, com os braços levantados, a conquista o título brasileiro do Fluminense em 2012, o quarto título do certame nacional conquistado pelo tricolor carioca

Após escapar do rebaixamento no Brasileirão em 2009 tendo mais de 98% de probabilidade de queda, o Fluminense encarou uma virada de chave nas temporadas seguintes. 

➕ Fluminense tem dois jogadores indicados ao prêmio The Best 2025

Em 2010, venceu pela terceira vez o Campeonato Brasileiro. Na temporada seguinte, o time fez uma boa campanha e ficou na terceira colocação. Mas foi em 2012 que a consagração chegou com a conquista do tetracampeonato.

7KBet
7KBet
4/5
proQuase 2000 jogos de 6 provedoras diferentes

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

No dia 11 de novembro, o quarto título nacional do Tricolor das Laranjeiras completa 13 anos. Vamos relembrar os principais momentos, números, destaques e a coroação do Time de Guerreiros.

Campanha do título do Fluminense em 2012

O tetracampeonato foi conquistado com três rodadas de antecedência. Na rodada 35, o Fluminense enfrentou o Palmeiras no estádio Prudentão, em Presidente Prudente (SP) e venceu pelo placar de 3 a 2. Os gols do jogo foram marcados por Fred (duas vezes) e Maurício Ramos (contra). Hernán Barcos e Patrick Vieira descontaram.

Com o resultado, o Fluminense chegou a 76 e abriu 10 pontos de vantagem para o Grêmio, que estava em segundo com 66, e faltando somente nove em disputa, assegurou o título.

Ao término da competição, o Fluminense teve 77 pontos em 38 rodadas com 22 vitórias, 11 empates e cinco derrotas. Foram 61 gols marcados, 33 sofridos e 28 de saldo. O aproveitamento foi de 67%.

Fred foi o grande destaque do Fluminense no Brasileirão 2012

O centroavante Fred, ídolo da torcida tricolor, foi o grande destaque do time na campanha do tetracampeonato brasileiro em 2012.

O camisa 9 atuou em 28 das 38 partidas disputadas na competição. Com ele em campo, o Fluminense venceu 17 jogos, empatou oito vezes e teve três derrotas. Foram 20 gols marcados e três assistências.

Fred foi não apenas o artilheiro do time no campeonato e na temporada, como também ficou na liderança do ranking de artilharia da competição.

Jogos marcantes

A campanha do Fluminense no Brasileirão 2012 teve jogos que chamaram atenção. Confira um compilado dessas partidas marcantes.

Corinthians 0x1 Fluminense - 1ª rodada

Após conquistar o título do Campeonato Carioca ao bater o Botafogo, o Fluminense estreou no Brasileirão jogando fora de casa, no Pacaembu, enfrentando o atual campeão brasileiro, o Corinthians.

O Tricolor das Laranjeiras não teve vida fácil, mas conseguiu vencer com gol do zagueiro Leandro Euzébio aos 26 minutos do segundo tempo. O resultado foi essencial para começar bem na competição.

O time jogou com Ricardo Berna; Wallace, Wellington Carvalho, Leandro Euzébio e Carleto; Digão, Fábio Braga (Rafinha) e Lanzini (Jean); Matheus Carvalho (Carlinhos), Marcos Junior e Samuel.

Fluminense 4x0 Bahia - 10ª rodada

Um jogo marcante para Fred. Nessa partida, disputada no dia 19 de julho de 2012, no Engenhão, o camisa 9 se tornou o maior artilheiro do Fluminense em Campeonatos Brasileiros.

Foram dois gols marcados contra o Bahia na goleada por 4 a 0, fazendo com que ele chegasse a 44 gols e superasse Magno Alves como o maior artilheiro do clube na competição.

Os outros dois gols do Fluminense no jogo foram marcados pelo lateral Wallace e pelo meia Thiago Neves.

A equipe atuou com Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos (Wallace); Edinho (Leandro Euzébio), Jean (Fábio Braga), Deco e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred.

Fluminense 2x1 Ponte Preta - 30ª rodada

No dia 14 de outubro de 2012, o Fluminense enfrentou a Ponte Preta em São Januário devido às obras do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014. O mando de campo oficial era o estádio Engenhão, mas em duas partidas, o Tricolor jogou no estádio do Vasco da Gama.

A primeira delas foi a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo na 15ª rodada. E a segunda foi esse jogo contra a Ponte Preta, que estava na 12ª colocação. O Flu já era líder com nove pontos de vantagem para o segundo time na tabela.

Mas o jogo se complicou, principalmente devido às ausências de Thiago Neves, convocado pela Seleção Brasileira, e Deco, que estava suspenso. A Ponte abriu o placar com gol de Luan no primeiro minuto de jogo. O Fluminense só conseguiu a virada na segunda etapa com gols de Fred, aos 34 minutos, e o zagueiro Gum, aos 43 da etapa final.

A escalação foi: Diego Cavalieri; Bruno, Digão, Gum e Carlinhos (Samuel); Edinho (Higor), Jean e Wagner; Rafael Sobis (Marcos Junior), Fred e Wellington Nem.

Palmeiras 2x3 Fluminense - 35ª rodada

7KBet
7KBet
4/5
proQuase 2000 jogos de 6 provedoras diferentes

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

O jogo do título. No dia 11 de novembro de 2012, em Presidente Prudente, o Fluminense enfrentou o Palmeiras e abriu o placar com Fred aos 45 minutos da etapa inicial. No segundo tempo, Maurício Ramos fez um gol contra, mas o Palmeiras empatou com gols de Hernán Barcos, aos 16, e Patrick Vieira, aos 19.

O gol da vitória, e que viria a ser o gol do tetracampeonato, veio dos pés do artilheiro Fred aos 45 minutos do segundo tempo.

No jogo, o Fluminense comandado por Abel Braga jogou com Diego Cavalieri; Bruno (Diguinho), Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean e Thiago Neves; Wellington Nem (Marcos Junior), Rafael Sobis (Valencia) e Fred. 


Compartilhe