Fluminense pode garantir vaga na Libertadores com mais duas vitórias; confira os cenários

O Fluminense tem motivos para comemorar os resultados do último fim de semana no Brasileirão, mesmo antes de entrar em campo pela rodada. A derrota do Atlético-MG para o Bragantino por 2 a 0, em jogo adiantado da 37ª rodada, clareou significativamente o caminho do Tricolor rumo à Libertadores de 2026.
➕Thiago Silva entra na mira de clube europeu; Fluminense se posiciona
Com a perda de pontos da equipe mineira, a matemática para, no mínimo, assegurar um lugar nas fases prévias do torneio continental ficou mais simples.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
O caminho mais curto para carimbar o passaporte (ao menos para a fase prévia) exige duas vitórias estratégicas nos cinco jogos restantes. A conta é direta:
-
O Fluminense precisa vencer o confronto direto contra o São Paulo, no Maracanã. O jogo, válido pela 36ª rodada, acontece no dia 27 de novembro.
-
Além de derrotar o time paulista, o Flu precisa de apenas mais uma vitória em qualquer um dos outros quatro jogos restantes: Flamengo (C), Palmeiras (F), Grêmio (F) ou Bahia (C).
Se conseguir essa combinação, o Tricolor chegaria a 57 pontos e 17 vitórias.
Nesse cenário, o São Paulo, principal perseguidor, seria diretamente prejudicado. Mesmo que o time paulista vencesse todas as suas outras quatro partidas, ele só conseguiria chegar aos mesmos 57 pontos, mas pararia em 16 vitórias, ficando atrás do Fluminense no primeiro critério de desempate.
A ameaça do Bragantino é considerada remota. Para ultrapassar o Flu, o time de Bragança precisaria vencer todos os seus quatro jogos restantes, tirar uma diferença de saldo de 11 gols e, ainda, torcer para que o Fluminense não some mais do que seis pontos (duas vitórias) nos 15 que disputa.
Fluminense quer a fase de grupos da Libertadores
Apesar do cenário favorável para a pré-classificação, o objetivo principal do Fluminense no Brasileirão é assegurar uma vaga direta na fase de grupos. Para isso, o time precisa subir na tabela.
Atualmente, o Tricolor persegue Botafogo (um ponto à frente) e Bahia (dois pontos à frente).
A última rodada do campeonato reserva um capítulo especial. O Fluminense enfrenta o Bahia no Maracanã. Se os dois times mantiverem suas pontuações próximas até lá, a partida pode se transformar em um confronto direto valendo uma posição no topo da tabela.
A diretoria tricolor trabalha com o cenário ideal de terminar o Brasileiro entre os cinco primeiros, que hoje formam a zona de vaga direta.
Rota alternativa via Copa do Brasil
O sexto lugar, no entanto, também pode garantir a classificação direta, graças ao desempenho paralelo na Copa do Brasil.
Se Fluminense e Cruzeiro (terceiro colocado) chegarem à final da Copa do Brasil, o Tricolor pode terminar o Brasileirão entre os seis primeiros que se garante automaticamente na fase de grupos da Libertadores.
Embora a conquista da Copa seja, declaradamente, o objetivo principal da temporada, garantir a vaga via Brasileirão é visto como fundamental para o planejamento de 2026.
O Fluminense volta a campo nesta quarta-feira (19), quando faz o grande clássico contra o Flamengo, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsApp, Bluesky, Threads, Twitter (X), Instagram e Facebook.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.













