Fluminense mobiliza elenco e staff em força-tarefa por Santi Moreno

A chegada de Santi Moreno ao Fluminense foi cheia de expectativas. O colombiano, de 25 anos, estava no Portland Timbers, dos Estados Unidos, e assinou até o final de 2029. Visto como uma contratação de peso, o jogador ainda não conseguiu entrar em campo pelo Tricolor das Laranjeiras.
➕ Em grande fase no Fluminense, por que Canobbio segue longe da Seleção Uruguaia? Entenda
Foram somente cinco jogos disputados, nenhum gol marcado e somente 154 minutos em campo. A última vez que ele atuou foi na derrota por 2 a 1 para o Mirassol no dia 8 de outubro.

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Santi Moreno enfrenta problemas de adaptação no Fluminense
O desempenho abaixo do esperado nas primeiras partidas pelo Fluminense acendeu um sinal de alerta, mas, internamente, a avaliação é de que o jogador atravessa um período natural de adaptação ao Brasil e ao novo ambiente de trabalho.
A situação ganhou destaque nos últimos dias após a divulgação de uma reportagem do ge sofre o assunto. Logo depois, o caso teve uma reviravolta com ações rápidas do clube e do próprio elenco.
O Fluminense já oferece estrutura completa para ajudar o atleta, incluindo a chegada de seus familiares e um suporte psicossocial pensado para facilitar a transição. Ainda assim, o ponto mais marcante vem de dentro do vestiário.
Ações do Fluminense para ajudar Santi Moreno
Além da chegada dos familiares, vista pela diretoria do Fluminense como essencial para apoiar o atleta fora dos campos, o clube também tomou outras atitudes em prol do colombiano.
O Fluminense colocou à disposição uma rede de profissionais para fornecer acompanhamento psicossocial e orientar o jogador nesse início de trajetória no Brasil.
Elenco do Fluminense cria força-tarefa
Além das ações da gestão, o elenco do Fluminense também está disposto a ajudar o companheiro de equipe. Os atletas organizaram uma espécie de força-tarefa para aproximá-lo do elenco. Na folga após o jogo contra o Cruzeiro, Moreno participou de um passeio de lancha ao lado de Canobbio e Guga. Os dois são conhecidos como alguns dos mais extrovertidos do grupo e ajudam a criar um ambiente leve para novos jogadores.
O grupo de atletas estrangeiros do Flu também é visto como um aspecto positivo para ajudar o novo reforço. Argentinos, uruguaios e colombianos formam um grupo próximo no dia a dia. Eles comem juntos, andam juntos e até formam sua própria roda de bobinho. O clube entende que essa afinidade será importante para a adaptação.
À reportagem do Lance!, o argentino Lucho Acosta revelou que foi justamente a convivência com os outros gringos do elenco do Fluminense foi o que ajudou em sua adaptação.
Quem é Santi Moreno
Colombiano de 25 anos, Santiago 'Santi' Moreno é visto como uma das promessas do Fluminense para as próximas temporadas. Formado na base do América de Cali, o jogador se transferiu para a MLS em 2021, quando atuou pelo time do Portland Timbers.
Nos Estados Unidos foram cinco anos com 146 jogos, 22 gols marcados e 31 assistências.













