Fluminense lidera aproveitamento no Brasileirão após chegada de Zubeldía

Atualizado: 20/11/2025, 10:26
Luís Zubeldía ocupa banco de reservas do Fluminense para início de jogo contra o Atlético-MG

O início de Luís Zubeldía como técnico do Fluminense tem rendido resultados para o Tricolor no Brasileirão. Desde que o argentino chegou ao clube, nenhum outro time somou mais pontos na competição. E isso foi alcançado na última quarta-feira (19), com a vitória por 2 a 1 sobre o rival Flamengo.

➕ Fluminense segue imbatível como mandante desde chegada de Zubeldía

Bastante superior no primeiro tempo, o Fluminense abriu o placar em golaço de Lucho Acosta, da entrada da área, e ainda aproveitou falha bizarra da defesa do Flamengo para ampliar, com Serna. O Rubro-Negro correu atrás na etapa final, mas só marcou com Jorginho, de pênalti, e saiu derrotado do Maracanã.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Zubeldía assumiu o Fluminense na 25ª rodada do Brasileirão, em clássico vencido por 2 a 0 contra o Botafogo. No período à frente do Tricolor, o técnico já registrou sete vitórias (Botafogo, Atlético-MG, Juventude, Internacional, Ceará, Mirassol e Flamengo), dois empates (Sport e Cruzeiro) e três derrotas (Mirassol, Vasco e Ceará) em 12 jogos.

No entanto, dois desses jogos foram adiados das rodadas 12 e 13, respectivamente contra Ceará e Mirassol. Assim, são tirados da equação, já que nem todos os times tiveram partidas reagendadas. Contam apenas os duelos a partir da 25ª rodada, como forma de fazer uma comparação mais próxima.

E o Fluminense somou 20 pontos de lá para cá, já contando a vitória sobre o Flamengo, deixando o Rubro-Negro e o Palmeiras — que conquistaram 17 — para trás. Ou seja, nenhuma outra equipe conseguiu ter rendimento igual ou superior ao Tricolor no período.

E Zubeldía recebeu a informação logo após a vitória sobre o Flamengo, na coletiva de impensa, mas não se mostrou impressionado. Pelo contrário, o técnico ainda criticou estatísticas que "não analisam o contexto" e finalizou admitindo incômodo.

"Toda essa estatística que surge rodada após rodada me faz muito mal. Não gosto desse tipo de dado. Entendo que existem análises, gente que trabalha buscando essa suposta perfeição. Esse tipo de informação parcial, sem analisar o contexto, faz mal. Sinto que é injusta. Sinto que se elogia um trabalho, que talvez nem seja para ser elogiado, e se destrói um trabalho que talvez nem seja para ser criticado. Agora que essa estatística está a meu favor, eu deveria receber de maneira positiva. Mas isso me incomoda", desabafou.

Mesmo com o incômodo de Zubeldía, o Fluminense alcançou a sexta colocação do Brasileirão e ficou a um ponto do Botafogo, último time a garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores nesse momento. A próxima rodada prevê confronto com o Palmeiras, fora de casa, neste sábado. A bola rola a partir de 21h30 (horário de Brasília).

 

 


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.