Em grande fase no Fluminense, por que Canobbio segue longe da Seleção Uruguaia? Entenda

Agustín Canobbio é, indiscutivelmente, um dos principais destaques do Fluminense na temporada 2025. Contratado no início do ano, o atacante uruguaio deslanchou sob o comando de Luis Zubeldía, vive o ano mais artilheiro de sua carreira e é titular absoluto da equipe.
➕Arrependido, Arias tem interesse em voltar ao Fluminense
No entanto, o sucesso no Tricolor contrasta com sua situação na Seleção Uruguaia. Apesar do protagonismo, Canobbio segue fora das listas do técnico Marcelo Bielsa, e a justificativa vai além do campo: um desentendimento pessoal entre os dois, ocorrido em 2024, ainda fecha as portas da Celeste para o jogador.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Canobbio vive auge no Fluminense
No Fluminense, Canobbio encontrou sua melhor versão. Em 2025, ele soma 11 gols e cinco assistências, números que o colocam como o segundo maior artilheiro do elenco, atrás apenas de Germán Cano, que tem 20.
Além das estatísticas, o uruguaio se tornou uma peça fundamental no esquema de Zubeldía por sua intensa entrega física e disciplina tática. Sua capacidade de recomposição e ataque em velocidade o tornaram um dos pilares do time que atualmente ocupa a sétima posição no Brasileirão, dentro da zona de classificação para a Libertadores.
Ruptura com Bielsa na Copa América 2024
A ausência de Canobbio na seleção não é recente, embora sua boa fase no Fluminense a torne mais evidente. O atacante, que acumula 12 partidas pelo Uruguai e participou da Copa do Mundo de 2022, não é chamado desde a Copa América de 2024.
O torneio foi marcado por um clima de tensão interna. Luis Suárez, que se aposentou da seleção após a competição, expôs publicamente o distanciamento entre Bielsa e o elenco.
"Muitos jogadores fizeram reunião para pedir ao treinador que pelo menos nos desse bom dia. Ele nem sequer nos cumprimenta", afirmou Suárez na época.
Canobbio, que defendia o Athletico-PR, também se mostrou insatisfeito. Durante a partida que valia o terceiro lugar, o atacante foi flagrado chutando copos e garrafas d’água à beira do gramado, irritado. Pouco depois, em entrevista ao programa "Minuto 1", ele confirmou o descontentamento e reforçou as críticas de Suárez, alegando ter se sentido desrespeitado.
"Teve muita falta de respeito constantemente. Eu sou muito respeitoso, mas chegou uma hora que eu explodi. Em uma análise de vídeo que ele fez, acabou me culpando por alguma coisa. [...] Me chocou muito a maneira como ele falou", explicou Canobbio em 2024.
Desde então, o atacante não voltou a ser convocado.
Olhar de Bielsa para futebol brasileiro
Apesar da crise interna, Bielsa foi mantido no cargo. Na última convocação uruguaia, divulgada em 10 de novembro para amistosos contra México e Estados Unidos, o treinador provou que acompanha de perto o futebol brasileiro.
Oito atletas que atuam no Brasil foram chamados: Viña, Varela e Arrascaeta (Flamengo); Piquerez, Emi Martínez e Facundo Torres (Palmeiras); Puma Rodríguez (Vasco) e Laquintana (Bragantino). O nome de Canobbio, mais uma vez, ficou de fora.
O atacante não gosta mais de comentar publicamente o assunto. No entanto, segundo o "ge", Canobbio ainda não desistiu de disputar a Copa do Mundo de 2026. Para pessoas próximas, o uruguaio diz que "o foco está no Fluminense, que caso uma nova convocação aconteça, será pela consequência do trabalho no clube".
Enquanto a seleção joga, Canobbio descansa. O elenco do Fluminense ganhou dois dias de folga após o empate com o Cruzeiro e se reapresenta nesta quarta-feira (12). O próximo compromisso do Tricolor é apenas no dia 19 de novembro, após a Data Fifa, no clássico contra o Flamengo, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Whatsapp, Bluesky, Threads, Twitter (X), Instagram e Facebook.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.













